20/03/2011

Superando as Feridas do Passado



O passado é um cenário onde existem pessoas, lugares, situações, momentos agradáveis ou não. E o tempo já expirou e jamais poderá voltar. Ele não tem força alguma a menos que você projete como se fosse hoje. Entender o que o passado significa contribui para que ele realmente fique para trás sem deixar marcas. O ser humano tem um único poder: Decidir o seu destino. Não está tudo nas mãos de Deus, se assim fosse seríamos marionetes e toda a responsabilidade seria de Deus. O passado perdeu a sua força porque ninguém pode voltar na mesma hora e local para corrigir o que fez de errado. Nós é que vamos decidir o que fazer com ele, como administrar as emoções, os traumas, etc. Entendemos que se trouxermos o passado para o presente vamos perder muita coisa.
A bíblia nos ensina que "basta o dia seu próprio mal". Se os dias já são maus porque trazer o passado, momentos tristes para o presente. Ficaremos sobrecarregados sem necessidade. Viver de passado trás canseira, desgaste, improdutividade, e se perde as oportunidades que o dia atual oferece. Viver o presente é viver pela graça. É entregar para Deus os anseios, as incertezas, as preocupações. Lançar sobre Ele tudo aquilo que venha a perturbar poluir a nossa mente. No passado tivemos as oportunidades para aquele tempo que foi separado especificamente para nós, agora nem todas as oportunidades vão se repetir da mesma forma porque as pessoas mudaram o sistema também mudou, porque a tendência é que tudo se renove todos os dias.
Muitos trazem o passado de volta porque pensam que vão poder consertar algo, e geralmente fazem isso porque não aceitaram o resultado, tentam fazer alguma modificação, mas o interessante é que as pessoas em cena podem não estar mais no presente. Significa que teremos que resolver nós mesmos. Não somos depósito de lixo, nosso corpo é templo do Espírito Santo. Todas as vezes que tentamos trazer o passado para o presente com tristeza, inconformismo, revolta é como se fôssemos num depósito de lixo e trouxéssemos para dentro de casa.
A história do povo de Israel quando saíram do Egito e ficaram no deserto por 40 anos é um história que muita gente já conhece, mas faz parte da história de cada um. Quem nunca passou por um deserto? Até os mais sábios, otimistas, já passaram pelo deserto. Alguns ficam 40 anos, outros 20 outros ficam algumas semanas. Jesus foi levado para o deserto pelo Espírito Santo, então nem sempre o deserto tem o contexto de algo terrível.
Viver de passado é desprezar o presente. Deus tem bênçãos para cada dia das nossas vidas. Numa festa, num show, até mesmo num culto, onde houver multidão de pessoas você pode se sentir solitário, porém, é você quem decide se quer continuar assim. O que fazer para que se liberte do passado, o primeiro passo é: Decidir sair dele. O segundo passo é: Buscar ajuda. O terceiro passo: comece a exercitar a sua mente, eliminando tudo o que se refere ao passado: pedindo perdão a Deus pelos seus erros, liberando perdão para as pessoas em questão, como nós não conseguimos mudar as pessoas, mudamos nós mesmos, o que Deus pensa a esse respeito? A bíblia diz que devemos purificar os nossos pensamentos (Filipenses 4). E quarto passo é: Olha para fora da sua “janela” e veja que o hoje não é igual aos outros dias, ainda que certas rotinas como o vizinho sai na mesma hora para trabalhar, as crianças para a escola, você tenha que fazer o que sempre fez todos os dias, nunca o dia será igual ao outro.
DEUS SÓ PODE FAZER COISAS NOVAS SE DEIXARMOS A COISAS VELHAS PARA TRÁS. PRECISAMOS NOS ESVAZIAR PARA QUE DEUS POSSA NOS ENCHER! ELE RENOVA A NOSSA VISÃO E RESTAURA TUDO O QUE ESTAVA BLOQUEANDO A NOSSA FÉ.
Pra. Lúcia Pandolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário