04/01/2012

O Valor das Pequenas Coisas

Somos pessoas que temos emoções, projetos, muitos ou poucos recursos, habilidades e sonhos que tanto almejamos conquistar num futuro perto ou distante.
Todo projeto tem que ter um planejamento, onde tudo precisa ser avaliado. Circunstâncias atuais não quer dizer que vai definir o futuro. Podemos alterar alguma coisa.
Às vezes ficamos frustrados porque não temos ferramentas para continuar o nosso trabalho. Pensamos que se tivéssemos um equipamento melhor poderíamos avançar mais rápido, mais eficientes e, portanto, o resultado seria bem mais produtivo.
Deus nos ensinou que devemos nos contentar com o que temos, mas também não quer dizer que devemos cruzar os braços e deixar as coisas do jeito que estão.
Podemos sim, explorar ao máximo o que já temos, aperfeiçoando, através do conselho e conhecimento, seria como fazer um “upgrade” no que já temos ao nosso alcance.
Jesus valoriza as pequenas coisas, Ele não se preocupa se não temos algumas coisas hoje, porque Ele tem o controle de tudo. Ele sabe que temos necessidades e nada está fora do Seu olhar.
O que fazer quando sentimos falta de algo para continuar a crescer e produzir? Nós oramos e mostramos que dependemos d’Ele, honramos o primeiro maior mandamento, reconhecemos e sabemos que Ele tem a estratégia direcionada ao que está faltando.
Quando valorizamos o que temos e fazemos com excelência, Deus nos abençoa e nos surpreende.
Não podemos desprezar os humildes começos (Zacarias 4:10) . Todo projeto, no início precisa ser construído com base sólida, pode levar tempo, porque a base tem que ser construída devagar para que a estrutura não caia no futuro. Seja no âmbito físico ou espiritual.
Se Deus quisesse nos ensinar tudo em pouco tempo como poderíamos assimilar e viver com dedicação e eficácia? Ele sabe que cada um tem uma estrutura familiar e de conhecimento variado. A percepção de cada um é muito específica, por isso Deus é um Deus pessoal que age compreendendo e respeitando o limite de cada um.
Ele promete: “Sê fiel no pouco que no muito te colocarei” (Mateus 25:21)
Valorizar as pequenas coisas significa que valorizamos a comunhão com Deus, pouco a pouco, no dia a dia podemos ter novas experiências com Ele. A cada dia aprendemos mais e somos renovados. Longe deve estar à murmuração, porque só serve para abalar a nossa fé, enquanto estamos murmurando, a nossa mente fica ocupada, contrariada, e intolerante e fica difícil ouvirmos o que Deus tem para nos orientar.
Nem todos estão sorrindo agora, porque lhes falta algo ou alguém. Mas, se temos moradia, com teto de alvenaria, um banho quente no inverno, uma comida que pode nos deixar em pé, uma cama para dormir, roupas podem estar até fora de moda, ou ultrapassadas, mas, estão limpas e passadas.
Vivemos em um país livre, mesmo que o salário não seja o ideal, devemos estar agradecidos a Deus, porque, pior é não ter o Senhor como Deus e Pai.
Valorizar as pequenas coisas é ser grato a Deus. Agradecer todos os dias o que Ele nos tem dado, isso alegra o coração de todo pai. Aproximar-se d’Ele mais por amor a Ele do que para pedir coisas. Ser grato em tudo. Não temos tudo o que queremos, mas, o que temos valorizamos.
“A minha graça te basta” (2 Coríntios 12;9). Se a graça de Deus nos basta significa que podemos confiar todas as coisas a Ele, mesmo que sejamos fracos, o Seu poder se aperfeiçoa nas nossas fraquezas.
São nas pequenas coisas que chegaremos a grandes conquistas e ninguém conquista nada sozinho. E que também unido a este projeto, novos projetos possam ser conquistados por todos os que estão envolvidos para que a alegria seja de todos e não somente de uma pessoa.
Jesus antes de morrer disse: “Está consumado” (João 19:30).
O plano de Deus se cumpriu na íntegra, tudo se cumpriu conforme Ele planejou. Porque Jesus, seu Filho, se dispôs a obedecê-lo, ele valorizava (e valoriza) o Pai, somente Ele conhecia o Pai e o honrou procurando fazer tudo o que lhe fora ordenado. A base em que Cristo confiou era e é sólida porque veio da perfeição que é Deus, o nosso Criador. N’Ele somos aperfeiçoados a cada dia.

Um comentário:

  1. Maravilhoso este ensino!!Que Des Continue te Capacitando a cada dia!!
    sem palavras muito bom!

    ResponderExcluir