04/01/2012

A minha Vontade e a Vontade de Deus

QUANDO VOCÊ COLOCA A SUA VONTADE ACIMA DE TUDO VOCÊ ESTARÁ SENDO O GOVERNO DA SUA PRÓPRIA VIDA, SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO PODE COBRAR NADA DE DEUS, VOCÊ TERÁ QUE ARCAR COM TUDO.
Quando você escolhe o seu cônjuge você não pergunta a Deus o que Ele acha, na hora de procurar emprego, mudar de cidade, abrir uma empresa, ter filhos, relacionar-se com alguém e até onde poderia se envolver com ela.
Depois que Adão e Eva comeram do fruto da árvore, mesmo sendo advertidos por Deus, que não poderiam comer daquele fruto, mesmo assim o fizeram. Por um “conselho” das trevas, Deus teve que mudar totalmente o Seu plano para nós.
Quando nos arrependemos pedimos perdão a Deus e Ele nos perdoa.
Muitas pessoas procuram Deus somente nos momentos de aflição, e não querem saber de buscar a conhecê-Lo, ter intimidade ou se quer ir a um culto.
Cada pessoa é responsável por suas decisões, mesmo que sejam vítimas ou inocentes, elas até podem ser perdoadas e ser-lhes dado novas oportunidades, porém, a conseqüência das suas atitudes elas terão que sofrer mesmo assim. Davi cometeu três pecados, a cobiça, o homicídio e o adultério, tudo por causa da sua vontade e ainda por cima era Rei abusando do grande poder que tinha.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. (Jeremias 17;9-10)
É a lei da colheita!
Portanto, a nossa vontade compete com regras e leis tanto nas leis do homem, bem como as leis de Deus.
Em nossa sociedade temos leis e regras que devemos cumprir senão seremos punidos. Deus também tem suas regras e leis. Já foi comprovado que a liberdade ultrapassando o seu limite prejudica todas as áreas da vida de uma pessoa e por conseqüência as pessoas que estão por perto.
Deus nos deu o livre arbítrio porque Ele não criou marionetes, Deus nos criou para termos comunhão com Ele.
Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, sendo assim herdamos muitas coisas de Deus. O mesmo ocorre quando nos casamos e temos filhos. Nossos filhos herdam o nosso sangue e também o nosso nome, hábitos, e eles sempre têm um pouco do pai e da mãe tanto na aparência como no jeito de ser, não é assim que acontece?
A maioria das pessoas conhece a oração do PAI NOSSO e oram (ou rezam), alguns ligam o piloto automático e não entendem o significado da oração que Jesus nos ensinou. “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Aqui você está concordando que a vontade de Deus prevaleça em sua vida, isso é muito bom porque a vontade de Deus para nós é a melhor e mais sábia.
Nosso maior inimigo pode estar dentro de nós.
Como está a nossa vontade quando vamos à igreja?
Queremos um pastor com todas as características de Jesus, um louvor bonito na igreja, pessoas sempre sorrindo nos cultos, por outro lado, o pastor sempre querendo que os membros obedeçam a tudo o que ele disser no púlpito, mas, não se dá conta de que precisam ser ministrados, curados para que tenham condições de peitar os desafios após ouvir as pregações. Temos o desejo de ver todos envolvidos com obras na igreja, mas, nem todos são compromissados com o reino porque tem muito que fazer em casa.
Idosos são abandonados por familiares não só no Brasil como em outros países. As desculpas resultam numa lista enorme, como: “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro para pagar uma enfermeira”, “não posso, tenho minha vida, não posso parar por causa dele (a)”... Esse comportamento nasceu de uma vontade de não querer assumir um compromisso.
O que é a vontade humana? Os pais dedicam suas vidas aos filhos, deixam de passear, comprar roupas, comer o que mais gostam, deixam de viajar, precisam muitas vezes abandonar o emprego por causa da enfermidade do filho. E por que os filhos abandonam seus pais, seus avós no final da vida?
Muitas vezes colocamos a nossa vontade acima das nossas necessidades, ignorando a vontade de Deus que é a melhor para nós.
Muitos por não poder fazer sua própria vontade querem extravasar buscando outros meios de compensar o seu inconformismo, nos vícios, na comida, ou até descontando em alguém a sua frustração.
O cristão diligente sabe que o corpo milita contra o espírito (Gl 5;17), entende que as tentações o desafia a separá-lo de Deus, mas, conhece a palavra e confia que entregando sua vontade a Deus, sabe que estará seguro, independente qual seja a decisão de Deus a seu respeito.
A exemplo das campanhas contra a prostituição, abortos e vícios, oferecem camisinhas nas escolas, várias formas de se evitar a gravidez indesejada. Ideal seria que elas não tivessem que chegar a ter relações apenas para se satisfazerem.
Para alguns é mais fácil a aprovação do aborto, a legalização da maconha do que combater a origem do problema. O ideal é a prevenção.
O cristão sabe que a sua vontade deve estar alinhada a de Deus. É por isso que precisamos ler a bíblia para sabermos qual é a Sua vontade para nós.
“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. (João 4:34)
“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”. (Hebreus 10:36)
A vontade está agregada as emoções, o desejo de ser, de ter e conquistar algo. O homem pode alcançar muitas conquistas sem consultar a Deus, porém, seu casamento, suas finanças e muitas outras coisas podem estar em risco. O desejo de ser alguém lapidado por Deus deve ser predominante na vida de um cristão. A bíblia diz que o homem pode fazer planos, mas, a palavra certa vem do Senhor.
O povo de Israel não quis ouvir a Deus, andaram em seus próprios conselhos. Se o povo tivesse ouvido a Sua voz, Deus teria abatido todos os inimigos e também tê-los-ia sustentado com o trigo mais fino (Salmos 81:11-16). Quando ouvimos a voz de Deus, submetemos nossa vontade, valorizamos os Seus pensamentos, reconhecemos a Sua soberania, Sua autoridade, e confiamos que Ele tem a resposta, o caminho, a melhor estratégia e o resultado que é sempre surpreendente.
Deixa que Deus seja o piloto em sua vida. Pode vir às turbulências, você nada pode fazer para mudar, mas, quem está no comando tem experiência e conhece o painel de comando.
“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. (Provérbios 16:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário