06/03/2012

Criticar ou Opinar?


Em alguns momentos podemos agir das duas maneiras.
Mas, é necessário reaprender a falar a nossa língua.
Moramos num país onde temos muita liberdade de expressão e sutilmente ela está trazendo sérios danos emocionais as pessoas, porque estão sendo focadas através de ofensas.
É muito importante saber a diferença entre opinar e criticar.
Somos livres para expor nossas ideias, ocorre que precisamos chegar a um bem comum onde todos possam viver melhor em sociedade.

Cada um pode pensar que está certo do que fala, e que não devem ser contestados. Outros até se mostram flexíveis, mas, também acabam ficando insatisfeitos com os resultados.
Outros até podem pensar que pertencem a um grupo de pessoas que sempre são a favor da liberdade acima de tudo onde cada um é dono do seu próprio nariz.
A nossa imagem, o que vestimos ou dizemos diz muito a nosso respeito. A bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio.

Opinamos sobre tantas coisas, expressamos o que sentimos o que pensamos em todos os lugares. Temos até a facilidade de ter um blog, um perfil em redes sociais, a internet então que tem o maior poder de comunicação no mundo, nos sentimos livres, mas, não podemos nos esquecer de que nem tudo é tão amplo como idealizamos. Os sites de redes sociais, pelo menos colocam em seus contratos, cláusulas proibindo fotos sensuais, palavras de baixo calão, ofensas, todo o tipo de preconceito e ameaças, enfim, mas, temos a impressão que estão perdendo o controle.

Até que ponto sabemos realmente o limite daquilo que opinamos ou criticamos?

Será que perdemos a dimensão do grau de dor que podemos causar a alguém?

Até a crítica é possível que ela seja construtiva, sem ofender a pessoa, mas, nem sempre funciona quando se está nervoso, nesse caso o melhor mesmo é o silêncio, ou contar até dez.
Eu mesma fiquei em dúvida sobre a diferença entre opinar e criticar. Algumas vezes precisamos voltar ao dicionário e reaprender o significado real das palavras, até porque podemos comprometer nossa salvação por isso.
A palavra de Deus diz que se apenas chamarmos nosso irmão de tolo (raca), ou louco já está comprometido com as trevas (Mateus 5:22)
Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 João 3:15

O Significado de RACA:
adj m+f (do caldaico) Termo injurioso siríaco, empregado na linguagem bíblica. s m+f Pessoa mentecapta, sandia, sem juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:22


CRITICAR É:
cri.ti.car
(crítico+ar2) vtd 1 Dizer mal de; censurar: Critica impiedosamente os erros do próximo. 2 Examinar como crítico, notando a perfeição ou os defeitos de (obra literária ou artística).

OPINAR É: (dar opinião)
o.pi.nar
(lat opinari) vti 1 Emitir opinião; expor o que se pensa: Opinar sobre as eleições. Opinaria acerca da matéria. vtd 2 Entender, julgar, ser de opinião: "A mãe opinava que o rapaz devia ser padre" (Morais). vint 3 Dar voto ou parecer: Todos foram solicitados a opinar. vti 4 Estar de acordo, votar favoravelmente: Pusilânime, só opina com a maioria. "Há, porém, comentadores que opinam nos dois sentidos" (Antônio Feliciano de Castilho). "Muitos opinavam pelo abandono" (Oliveira Martins, ap Morais). Opinamos a favor do plebiscito.
Fonte dicionário Priberam
http://www.priberam.pt/dlpo/

Todos os dias estamos aprendendo alguma coisa, reaprendendo e reciclando também. 

Que o Senhor nos dê sabedoria para sermos vasos de honra, que a nossa boca saiam palavras de amor, justiça de Deus quando for necessária, misericórdia, alegria e perdão.
Somos falhos e nem sempre acertamos, mas, importa que busquemos o arrependimento e também a paz uns com os outros.
Que o nosso país não seja somente do samba, do futebol, de um povo livre, que possamos ser um povo que sabemos usar a liberdade que temos, respeitando as diferenças, aprendendo a amar nossos inimigos, porque de outra forma não faremos diferença neste mundo.

No amor de Cristo,
Pra Lúcia Pandolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário