10/07/2012

A Fé, a Espera e a Provação - A MARATONA COM DEUS


“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1
“Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar espera-o, porque certamente virá, não tardará.” Habacuque 2:3
“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.” Deuteronômio 8:2

Todo ser humano tem necessidades, e Deus nos estimula a orar e buscar a Sua face. A partir daí começa a maratona com Deus.
A palavra de Deus diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. Para termos fé precisamos conhecer primeiro Aquele que realmente pode mudar a nossa história para sempre.
Esperar em Deus não significa somente esperar, há muito mais durante essa jornada que pode ser curta ou bem longa.
Mais do que realizar sonhos, nesta caminhada, Ele trabalha em nosso caráter, revela o oculto, nos trás a consciência dos nossos erros, e está animado para começar o tratamento através do Espírito Santo.
Se tivermos um coração aberto e atento aos seus ensinos, Ele endireitará tudo o que estiver “torto” em nossa vida.
Estamos sempre esperando algo em Deus para nós. E sempre pedindo alguma coisa por causa da nossa dependência.
Quando pedires a Deus por cura, libertação, comida, emprego, seja qual for a necessidade, nunca se esqueça que Deus é um Deus de relacionamento. Ele não é uma máquina que você faz o seu pedido e Ele automaticamente obedece. Não!
Deus é um Deus de processo, que se relaciona com o homem afim de que seja conhecido por ele.
A questão aqui é estar atento quando pedires algo a Deus, e mesmo que não peça, Ele sabe que necessitamos melhorar em alguma área da nossa vida, é então que precisamos abrir os nossos ouvidos e estar abertos para o que Ele quer mostrar.
Ele aperfeiçoa o que você já tem e tira o que atrapalha e contamina. Mas, Ele, como um Pai zeloso, vai mostrando cada detalhe do nosso comportamento e mostrando o que está bom e o que tem que melhorar.
Ele prova a sua fé, Deus precisa que você tenha consciência de que Ele se interessa pela sua vida, de como ela está no momento. Ele precisa nos provar para ver se realmente estamos assimilando o que Ele já ensinou. Como em toda escola que estudamos precisamos fazer prova para que os professores saibam que você realmente entendeu tudo o que foi ensinado, com Deus não é diferente.
Ele trabalha o nosso temperamento.
Nosso comportamento pode ser fator determinante para conquistar ou não o que sonhamos por isso Deus precisa dar uma lapidada em nosso caráter. Mas, poderia perguntar: se vivemos pela graça, porque precisa de tudo isso para que Deus me dê o que eu preciso? Se o que precisamos estiver relacionado com o nosso comportamento, então, Ele certamente irá nos tocar naquela área para que sejamos merecedores do prêmio.
Deus atende o nosso pedido de acordo com a necessidade e visão que Ele tem de tudo a nossa volta, ele sabe a pessoa certa, o lugar certo, a forma certa de como tudo deve acontecer.
Se Ele te disser ainda não é esse, ainda não é agora, é porque Ele fará o que você tanto deseja, mas, no tempo d’Ele.
Se Ele não disser nada, não desanime, porque você tem a certeza de que ele ouviu a sua oração, porque Ele é Onisciente, mesmo que seja em pensamento, incrivelmente pode dar algo a você que simplesmente desejou no coração e Ele realiza. Como aconteceu comigo, eu não disse nada a ninguém, eu apenas expressei na minha alma o desejo de me casar em Gramado, e Ele providenciou tudo sem eu chegar a abrir a minha boca.
A espera pode durar alguns dias ou anos e pode até causar angústia e depressão quando não se tem a fé em Deus. A depressão é a vaidade frustrada, expectativa que não foi alcançada.
A fé, a espera e a provação fazem parte da caminhada com Deus, onde o caráter de Deus é forjado em nossa consciência e com a nossa permissão.
Só confiamos em algo ou alguém que conhecemos, e a confiança trás convicção e a convicção estaremos firmes para aguardar, esperar o tempo que for, e a provação é necessária para galgar níveis mais altos.
“Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.” (Salmo 37:3-8)
No amor de Cristo,
Pra Lúcia Pandolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário