05/10/2012

Deus chama e o Homem cuida


http://www.agroalerta.com.br/Acervo/Amendoim/images/Colheita_jpg.jpg


“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15;1-5)
Aqui Deus coloca dentro de nós o Seu projeto e já destina que a semente tenha o seu fruto. Mas, nós somos responsáveis em fazer com que essa semente encontre o propósito de Deus. O que nós temos que entender é que a vontade de Deus precisa ser respeitada. O projeto é d’Ele, então, Ele vai dizer como, quando e como. Por isso precisamos ser dependentes, subordinados, desde quando ele anuncia o seu plano a nós.
Nós cuidamos de regar a planta, o que isso significa? É que Deus não faz tudo sozinho. Ele quer a nossa participação em Seus projetos.
Quando Deus nos chama, Ele obviamente capacita-nos, mas, o que é importante observar é que temos o papel de cuidar e zelar por aquilo que o Senhor colocou em nosso coração. Muitas vezes nos perdemos pelo caminho pensando que o pastor é que tem que cuidar da nossa semente, pode vir um sentimento de auto-piedade, incapacidade que você não consegue cuidar da sua semente. Mas, Deus está dizendo a você que Ele tanto coloca em você o querer como o efetuar. (Filipenses 2:13)
A árvore só dará frutos se estiver ligado na videira (João 15), por isso, se quer realmente que o seu chamado, os sonhos de Deus comecem a dar frutos a se concretizarem, é preciso estar e permanecer n’Ele. 
Como é permanecer n’Ele? É ter um coração aberto para o ensino da palavra, estar disposto a ser renovado por Ele.
- A sua terra (que é o seu coração) precisa estar preparada para receber a semente. Deus, quando Ele anuncia o que quer fazer em sua vida, Ele sabe do que você precisa, Ele conhece a sua estrutura e cuida de capacitá-lo durante esta jornada. Ele vai te aperfeiçoar em todo o processo.
- Saber que quando Ele colocou em seu coração a semente, é seu dever cuidar desta semente para que ela cresça saudável. Aqui precisamos ter o cuidado de não abandonar nossa planta porque ela pode morrer e correndo o risco de ser atacada por pragas.
- É preciso estar ligado em Jesus. Ele é o adubo que a planta precisa para crescer, o conhecimento de Jesus e você como vaso dele, juntos, porque desta forma você conhecerá os planos dele, saberá para que fim Ele quer que você haja desta ou de outra forma.
_Saiba que Jesus nem sempre revela todo o seu projeto logo da primeira vez. No decorrer do seu relacionamento com ele é que ele vai revelando a você.
- O tempo para a colheita e os frutos. Sabemos que as sementes têm o tempo certo para o plantio. As plantas reagem de acordo com o clima, temperatura. Água demais, pouca água pode agredi-la. A colheita no tempo certo gera bons resultados.
- Assim como o primeiro Adão, Deus confirma através do segundo “Adão”, que é Jesus, os Seus planos. Mesmo que o primeiro Adão tenha caído, Deus não retirou do homem o que Ele ordenou que é multiplicar, frutificar e ter domínio sobre a terra. Através de Jesus, nós, pelo seu nome recebemos autoridade e poder sobre a terra.
Como em Gênesis, Deus tinha um plano. Ele preparou a terra para que pudéssemos viver nela. Ele preparou todo o ambiente, criou as estrelas, a lua, o sol, os animais, os frutos e depois o homem e a mulher.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:26

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1:28
Toda semente tem o seu tempo para virar uma muda. Existem inúmeros tipos de sementes, cada um de nós podemos ter chamados bem variados, assim como tem sementes que só começam a dar frutos em uma estação do ano apropriada para ela. Sendo assim, a hora de Deus também tem a “estação” certa para cada tipo de pessoas.
Comecemos então, a cuidar daquilo que Ele nos confiou. Cuidemos de orar e vigiar para que a praga não alcance a planta. Que sejamos ramos frutíferos e que os frutos sadios possam ser percebidos por quem passa por nós em nossa caminhada cristã.

No amor de Cristo,
Pra Lúcia Pandolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário